Inovação

PMEs são as principais responsáveis pelos investimentos em TI

Portal InterIT
5 minutos

PMEs são as principais responsáveis pelos investimentos em TI

As pequenas e médias empresas (PMEs) são as principais responsáveis pelo crescimento dos players nacionais com foco em tecnologia da informação (TI). A constatação é do datacenter Hostlocation, que registrou crescimento de 39% na demanda por links de fibra óptica no primeiro trimestre deste ano quando comparado ao mesmo período de 2010. Segundo o diretor executivo da empresa, Marcelo Safatle, 95% deste crescimento pode ser atribuído à demanda criada pelas PMEs.

Um dos pontos citados por ele para justificar os crescentes investimentos por esta parcela do mercado é o aquecimento da terceirização de ambientes de TI com datacenters, além dos incentivos do governo por meio do Plano Nacional de Banda Larga (PNBL). Seguindo a mesma lógica de Safatle, relatório divulgado pela IDC aponta que nos próximos quatro anos o outsourcing de TI deverá movimentar cerca de 30 bilhões de reais no mercado doméstico.

Baseada na demanda criada pelas PMEs, recentemente a Hostlocation investiu R$ 2,5 milhões na expansão da sua rede de fibra óptica, que possui enlaces de até 10 Gbps, para escoar o tráfego proveniente dos serviços de datacenter e links dedicados.

Ainda neste ano o datacenter pretende ampliar sua malha, que atualmente cobre a maior parte dos bairros nobres da cidade de São Paulo. Estes locais também já são cobertos pela rede de fibra óptica da empresa, estruturada justamente para atender a demanda de PMEs da região.

Texto original: Portal InterIT

Respostas rápidas, agilidade na ativação e velocidade na interconexão.