O termo “fibra apagada”, grosso modo, é tão somente uma infraestrutura em fibra óptica que se encontra instalada e apta para operar. Essa modalidade de infraestrutura é procurada por empresas, operadoras e provedores que possuem alta demanda de tráfego, e desejam utilizar seus próprios equipamentos de transmissão DWDM, Metroethernet, GPON ou SDH.

Mas por que oferecer fibras apagadas?

Na verdade, basta pensar que algumas operadoras e grandes empresas precisam, eventualmente, expandir seus serviços e atuação com rapidez. Como solução, acabam “alugando” essa estrutura escura como forma de subsidiar expansões e ampliação de seus serviços e atender mais clientes.

A Hostfiber é uma das empresas que dispõem desse tipo de serviço, com uma infraestrutura “escura” espalhada por vários locais no interior do estado de São Paulo, pronta para receber dados de clientes. O que geralmente a leva a atender empresas maiores, operadores e provedores de internet que precisam expandir seu raio de ação rapidamente, sem gastar em nova infraestrutura ou aguardar autorizações.

Respostas rápidas, agilidade na ativação e velocidade na interconexão.