LAN TO LAN

A tendência, nos dias de hoje, sem dúvida é migrar tudo para a nuvem – servidores, backup, armazenamento de dados, serviços e aplicações e muito mais. Ainda assim, algumas empresas possuem enormes servidores e até estações com minicomputadores processando centenas de terabytes de informações – e, infelizmente, migrar para a web assim, do dia para a noite, não seria possível e nem mesmo confortável para essas companhias.

No entanto, assim como outras empresas, elas possuem necessidades de comunicação em tempo real via internet e precisam fazer com que essas imensas redes locais “conversem” com outras, em pontos distantes, trocando o enorme volume de informações de que precisam.

O serviço de LAN to LAN, prestado pela Hostfiber, ou interconexão de redes, é uma das soluções mais adequadas e utilizadas atualmente para imprimir velocidade a sistemas de empresas com esse perfil.

LAN TO LAN? PONTO A PONTO? TRANSPORTE IP?

“LAN – Local Area Network” – esse é o significado da coisa. Ou rede local, como é conhecida no Brasil. Essas redes precedem e muito a popularização da internet e já na década de 1980 eram amplamente usadas no Brasil e no mundo para a troca de informações, arquivos e centralização de aplicações em servidores, otimizando a operação de terminais.

Redes locais, por definição, possuem alcance inferior a um quilômetro de raio, ou seja, não necessariamente se comunicam de forma direta com outras LANs mais distantes. A internet, uma versão desse tipo de rede, mas em escala global, passou a ser um veículo fácil e rápido de intercomunicar redes com essas características, que precisem realizar trocas de dados com frequência. Entretanto, para facilitar essa comunicação e manter suas redes operando localmente também é preciso dispor de umcanal exclusivo e único de troca de dados, que possua grande capacidade e também não atrapalhe o tráfego do dia a dia nas empresas. Para isso, surgiu o serviço de LAN to LAN, oferecido por algumas empresas provedoras de serviços de conexão, entre elas a Hostfiber.

No final das contas Lan to Lan, Link Ponto a Ponto, Transporte IP, Clear Channel são nomes diferentes usados para designar o mesmo serviço.

Mas em que circunstâncias esse serviço se aplica e, para sua empresa, que tipo de vantagens ele traria?

VANTAGENS

  • Suporte profissional e apoio na configuração de infraestrutura
  • Troca permanente de tráfego com o PTT Metro, da CGI.br
  • Segurança e estabilidade na troca de dados e acesso à internet
  • Economia de banda na troca de informações
  • Abrangência nacional e velocidades de interconexão de até 10 Gbps

APLICAÇÕES E USOS

  • Interconexão entre matrizes e filiais de um mesmo grupo empresarial
  • Comunicação e intercâmbio de dados entre datacenters
  • Transmissão de dados de sistemas e aplicações de CRM, ERP e gestão
  • Conexão de servidores remotos com sistemas já interligados na web

PRODUTIVIDADE

A principal palavra que pode ser associada ao serviço de LAN to LAN da Hostfiber é “produtividade”. Mesmo com várias redes locais, sua empresa já se vê obrigada a trocar informações em tempo real a todo o momento, utilizando hoje os links compartilhados ou dedicados que servem seus negócios com acesso à internet.

Entretanto, usar da banda de acesso comum para manter essas redes conectadas é algo dispendioso e caro, além de atrapalhar e causar congestionamentos na rede para os usuários comuns em sua empresa.

Com o serviço de LAN to LAN, sua empresa passa a possuir um canal específico para gerenciamento e tráfego desse tipo de dados entre datacenters ou servidores, deixando a banda de internet de uso comum livre para as demais operações conduzidas diariamente na sua empresa. Os ganhos de produtividade tendem a ser imediatos e, com eles, vêm os ganhos em termos de custo – os melhores para qualquer tipo de negócio.

Além de ter seu negócio amplamente conectado, você ainda dispõe de segurança e um atendimento personalizado em suas necessidades técnicas.

VELOCIDADE

E, com a produtividade, costuma também vir a velocidade. Com seu tráfego rodando a até 10 Gbps você deixa de perder tempo com a circulação de informações entre seus servidores e redes e pode se preocupar integralmente com aquilo que interessa – vender seus produtos e serviços.

A era da internet trouxe novas possibilidades e, com elas, também novos desafios na área de tecnologia e inovação. Que tal usufruir das possibilidades incontáveis que surgem todos os dias para seu negócio e deixar a parte dos desafios por nossa conta?

Peça já um estudo de viabilidade e converse com nossos consultores.