FIBRA ÓPTICA

Banda larga é tudo igual, certo? Na verdade, não. Alguns serviços mais modernos dispõem de uma tecnologia diferente – a fibra óptica. Mas afinal de contas, que diferença isso faz para você?

As fibras ópticas são filamentos bastante finos, produzidos em variedades muito puras de vidro, em polímeros ou outros materiais isolantes e resistentes ao fluxo de grandes correntes elétricas. O funcionamento da fibra óptica é bastante peculiar e nos faz lembrar das aulas de física no ensino médio.

Por dentro desse condutor, em vez de impulsos elétricos são transmitidos sinais luminosos, os quais não conseguem “escapar” de dentro dos filamentos, sendo diversas vezes refletidos nas paredes internas do condutor transparente, até chegar a seu destino.

Pode parecer um pouco complicado, mas o funcionamento é bastante simples. Além de permitir a transmissão de dados em maior velocidade e com maior fluidez e volume, as fibras ópticas vêm substituindo outros padrões de cabeamento e transmissores de dados com espantosa velocidade, o que traz muitas vantagens para você usuário, como veremos a seguir.

SEM INTERFERÊNCIA

A primeira grande vantagem da fibra em relação a outras tecnologias de conexão e transmissão de dados via internet é o fato desse tipo de tecnologia não ser suscetível a interferências eletromagnéticas. Como o material é um isolante, não há distorções no sinal, o que é causado comumente quando recorremos a tecnologias que utilizam o cobre e outros metais.

Essa característica torna também o material muito mais seguro, criando dificuldades para o desvio de dados e sendo mais adequadas a redes e sistemas que transmitem dados e informações de alto nível de privacidade.

Com tudo isso, provavelmente você dirá: “mas e o preço”? Na verdade, por ser produzida a partir do vidro, seu custo é relativamente baixo, além de utilizar minerais como a sílica, consideravelmente mais abundantes na natureza do que qualquer metal condutor.

MAIS VANTAGENS

Com cabos de custo competitivo e mais segurança e confiabilidade, você ainda pode dizer que os benefícios da fibra óptica, em sua maioria, são usufruídos pelos provedores e não pelos usuários.

A Hostfiber, provedora de links e serviços de conexão com a utilização da tecnologia de fibra óptica, certamente optou por esse tipo de componente para proporcionar serviços de modo mais competitivo, mas nossos clientes também ganharam com nossa escolha em termos de modelo de negócio, ganhando uma série de vantagens em relação a tecnologias de banda larga tradicionais:

VANTAGENS DA FIBRA PARA VOCÊ

 

  • Maior velocidade de transmissão de dados
  • Maior largura de banda, ou seja, a capacidade que você de fato utiliza dentro de seu serviço de conexão
  • Rapidez e facilidade de instalação
  • Sem interferências e quedas causadas por oscilações de tensão e campos eletromagnéticos na rede
  • Conexão instantânea
  • Maior segurança e privacidade no fluxo de dados de sua empresa
  • Tecnologia em linha com padrões mundiais de qualidade e com chance remota de obsolescência

POR QUE MUDAR?

Se você dispõe atualmente de serviços de banda larga com tecnologia anterior à proporcionada com a fibra óptica, agora pode ser um bom momento para mudar. As aplicações e atividades em torno da web vêm se tornando mais complexos e demandando uma largura de banda e uma velocidade cada vez maiores.

Ao longo dos próximos anos, essa demanda por velocidade será ainda maior e os limites das tecnologias já consolidadas devem ser atingidos. Com a fibra, os limites técnicos de velocidade de volume de transmissão de dados ainda parecem estar longe de ser alcançados, isso sem contar os prováveis avanços, inovações e novas descobertas a serem feitos nesse campo ao longo dos próximos anos.

A menor interferência nos escritórios e no ambiente de sua empresa, com cabeamento leve e praticamente invisível, torna também manutenções mais rápidas e baratas, reduzindo seus custos com suporte no longo prazo. Além disso, por não utilizar metais não-ferrosos e outras substâncias escassas, a fibra óptica é um material mais sustentável e adequado aos padrões e valores compartilhados atualmente pelo meio empresarial.

Finalmente, foi-se o tempo em que a fibra era uma tecnologia cara – seus custos de instalação e de serviço hoje em dia se equiparam ou encontram-se até mesmo em patamares abaixo dos gastos com tecnologias mais antigas, o que torna a migração, para sua empresa, algo viável em termos de custos e contabilidade.

Peça já um estudo de viabilidade e converse com nossos consultores.