FIBRA APAGADA

Talvez você já tenha ouvido o termo “fibra escura”, principalmente se estiver ligado ao segmento de telecomunicações. Para quem não está ambientado, grosso modo, fibra escura é tão somente uma infraestrutura em fibra óptica que se encontra instalada e apta para operar. Porém essa se encontra ociosa e fora de uso no momento.

A denominação, na verdade, explica muita coisa: como fibras transmitem luz em vez de impulsos elétricos, quando se encontram fora de atividade elas na verdade estão “escuras”, sem raios luminosos passando em seu interior.

MAS POR QUE OFERECER FIBRAS APAGADAS?

Na verdade, basta pensar que algumas operadoras e grandes empresas precisam, eventualmente, expandir seus serviços e atuação com rapidez. Como solução, acabam “alugando” essa estrutura escura como forma de subsidiar expansões e ampliação de seus serviços e atender mais clientes.

A Hostfiber é uma das empresas que dispõem desse tipo de serviço, com uma infraestrutura “escura” espalhada por vários locais no interior do estado de São Paulo, pronta para receber dados de clientes. O que geralmente a leva a atender empresas maiores, operadores e provedores de internet que precisam expandir seu raio de ação rapidamente, sem gastar em nova infraestrutura ou aguardar autorizações.

CARACTERÍSTICAS DA FIBRA ESCURA

  • Escalabilidade:

    a fibra escura oferece a operadoras e grandes empresas uma via para expansão de sua banda de tráfego de dados sem recair em congestionamentos na rede existente, uma ocorrência cada vez mais comum com a entrada de sistemas na nuvem mais complexos e mídias de alta definição.

  • Confiança:

    o uso de redes escuras, como backup, cria mais garantia para operadoras em caso de falhas no sistema existente.

  • Alcance:

    a fibra apagada possibilita o atendimento de novas regiões de modo rápido e sem a necessidade de obras e interferência física.

  • Previsibilidade:

    Previsibilidade: têm mais liberdade para definir previsões que envolvam um maior tráfego de dados em seus negócios, sem ter de pensar na instalação de novas estruturas.

DO JEITO QUE VOCÊ PRECISA

A fibra escura é um serviço que se torna cada vez mais necessário para provedores e operadoras de banda larga. As projeções de crescimento no fluxo de dados na nuvem, desenvolvimento de aplicações e camadas em big data e um maior número de usuários na rede torna o serviço de fibra escura um fator prioritário para fomentar o crescimento da rede e expansão dos serviços a um maior número de usuários.

No Brasil, particularmente, redes escuras são úteis para alinhar o crescimento de mercado ao avanço da oferta: licenças e autorizações para expansões em sistemas e redes de fibra óptica podem levar muito tempo, por isso empresas de telecom recorrem de modo sistemático a esse tipo de solução, melhorando seu atendimento e também a qualidade de seus produtos.

A Hostfiber, ciente da importância desse mercado, investe constantemente na expansão, manutenção e modernização de sua rede de fibra escura, elevando a escalabilidade e potencial dessa solução tão vital para o mercado de telecomunicações.

Peça já um estudo de viabilidade e converse com nossos consultores.